Muito além de decorar o ambiente, é comprovado cientificamente, que as plantas têm o poder de purificar o ar; melhorar a concentração; auxiliar no relaxamento; e umidificar o ar.
Elas purificam o ambiente se alimentando das toxinas que estão presentes no ar e que são tóxicas para nossa saúde. Além de realizarem o processo de fotossíntese, transformando o gás carbônio em oxigênio, onde umidificam o ar, tornando-o mais puro e refrescante.
Lança de são Jorge:
A lança de são Jorge precisa ser regada duas vezes por semana e tomar sempre um pouco de sol. É aconselhável colocar cascas de Pinus no vaso, para ajudar a manter a umidade da terra.
Ideal para colocar em beira de piscina, na porta de entrada ou no chão, perto da janela.
Palmeira - Ráfis:
A Ráfis precisa ser mantida a meia sombra e em lugares iluminados e espaçosos.
Regue duas vezes na semana, ou mais, em épocas muito quentes. Verifique sempre o solo antes de regar e nunca encharque a raiz! Prefira um borrifador e borrife água nas folhas, ela ama!
Ideal para colocar atrás do sofá, ao lado da cama ou em algum canto decorando o ambiente. Por se tratar de uma planta que pode alcançar até 2 metros de altura, é ideal cultivar em vasos grandes e mantê-las sempre no chão.
Rosa de pedra:
Conhecida como Bola-de-neve-mexicana ou Echeveria Elegans, a rosa de pedra é uma suculenta muito resistente à diversos climas e muito fácil de cuidar. Por se tratar de uma espécie que se adapta fácil a qualquer tipo de solo, não é necessário fazer uma adubagem (prática que nutre a planta com substâncias necessárias para seu crescimento saudável), constantemente.
A rosa de pedra gosta de luz solar direta, mas apenas quando a luz natural é mais amena. Prefira expor a planta ao sol apenas pela manhã ou no final da tarde.
Umedeça a terra duas vezes por mês, sempre conferindo se a terra está bem drenada e evitando as regas em excesso!
Excelente para se cultivar em vasos pequenos e decorar mesas de apoios, janelas, racks e estantes.
Zamioculca:
A Zamioculca é uma planta tóxica, evite deixar perto de pets e crianças!
É a espécie ideal para quem quer cultivar plantinhas no apartamento, mas não tem muito tempo disponível para essa pratica.
Chegando a pouco menos de 1 metro, a Zamioculca não necessita da luz do sol diretamente, tendo preferência pela sombra.
Nunca encharque a planta! Elas não resistem ao excesso de água. Então, o ideal é regar de uma a duas vezes por semana, mantendo sempre a umidade do solo. E sempre se certificando de que o solo esteja bem drenado.
Ideal para cultivar em vasos ou em canteiros no jardim.
Pau d’água:
Conhecida como dracena, a pau d’água é uma planta de porte arbustivo e pode atingir 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro.
A dracena não é tolerante a climas muito frios e de geada. Mas se desenvolve em diferentes ambientes e climas, como sol pleno, meia-sombra e luz difusa.
A rega para o pau d’água precisa ser frequente e seu solo precisa sempre estar bem drenado. Em épocas mais secas, procure borrifar um pouco de água em suas folhas para aumentar a umidade. Já nos meses mais quentes, evite deixar o pau d’água sob sol pleno para que suas folhas não fiquem queimadas do sol.
Ideal para ambientes internos. Pode ser cultivada tanto em vasos, quanto em jardins em área externa.
Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail