Administrar imóveis por conta própria pode ser trabalhoso, mas também é uma atividade muito recompensante.
Indiferente se está alugando para temporadas, investindo para ganhar a vida ou só ter uma renda extra, o proprietário deve tomar precauções para que o imóvel seja bem gerenciado.
Veja a seguir as dicas que separamos para você:
Organização
Organização é uma característica muito importante para qualquer gestão.
Se possível, deixe todos os documentos organizados em pastas, separadas por imóvel, locatário ou período. Tenha sempre a mão o contato dos locatários e síndicos.
Estabeleça as datas de pagamento e marque-as em um calendário ou agenda. Isso te ajudará a manter-se em dia com os pagamentos das propriedades.
Conhecimento
Este é um negócio como qualquer outro. Se jogar de cabeça sem ter o conhecimento necessário só lhe trará perdas e dores de cabeça.
Fazer um curso de administração ou de legislação imobiliária lhe darão o apoio necessário para realizar os melhores negócios.
Antes de entrar em um ramo, principalmente se for novo para você, é importante cercar-se de pessoas que entendem do assunto. Participe de congressos e eventos sobre o mercado imobiliário, aumente o seu networking e converse com quem já atua nessa área para conseguir dicas e ficar sempre atualizado.
Uma ajudinha
Você não precisa fazer tudo isso sozinho!
Existem muitas imobiliárias e profissionais especializados na gestão de propriedades. Esta pode ser uma ótima opção caso você não tenha tempo ou não se sinta seguro com todas as etapas da administração de locações, desde o anúncio até a formalização do contrato.
Contratar uma empresa ou profissional para fazer este serviço lhe dará mais tranquilidade durante todo o processo de locação.
Conheça também os fatores que mais influencia no preço de um imóvel e as reformas que valorizam o imóvel na hora da venda!
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail